Anuncios

 


CORPO SÃO, MENTE SÃ

     Ouvimos muito esta expressão ao longo dos tempos, porém nosso estilo de vida não
contribui pra isto.
     Nossos hábitos alimentares e nosso sedentarismo  maculam esta afirmação. Nosso corpo esta ficando sem resistência, debilitado, preguiçoso e nossa mente sobrecarregada de preocupações, pronta para entrar em “pane” a qualquer momento.
     Posso lhes afirmar que  um passeio pela  natureza é um grande remédio para nosso corpo e por conseqüência, para nossa mente.
      As pessoas estão cada vez mais urbanizadas e conectadas à tecnologia, ta na hora de abandonar o SOFÁ, os SMARTS e sair por aí, se ligar no barulho de água sobre pedras, pisar descalço na terra, tomar banho pelado na cachoeira, deitar no capim, ouvir o sopro do vento nas árvores e o canto feliz dos pássaros.
     Se você esta se sentindo cansado, deprimido, estressado saiba que isto pode ser conseqüência de uma vida urbanizada de mais.
     “Você precisa fazer caminhadas”-  este é o conselho do meu cardiologista em toda consulta que faço. Há vários anos ele bate na mesma tecla, descobri então que caminhar em meio a natureza é muito mais saudável.
     Caminhar em ambientes naturais é melhor e mais divertido que em ambientes urbanos. Caminhar é um esporte fácil e de baixo custo, você irá precisar de um protetor solar, repelente, água, tênis ou botas confortáveis, roupa leve, boné e boa disposição para ir em frente.
     É preciso no entanto, começar devagar, caminhadas na natureza requer prévio conhecimento da trilha, não force demais sua resistência física .
     Um grande numero de médicos cada dia mais estão “receitando” caminhadas em meio a natureza como forma de minimizar os efeitos da ansiedade e do estresse, como: hipertensão, taquicardia, tonturas e irritabilidade.
     Se é bom para a mente, também é bom para o corpo. Uma hora de caminhada ao ar livre faz você “torrar” de 400 a 700 calorias, dependendo do grau de dificuldade da trilha, ta na hora de dar um fim nesta barriguinha saliente. Concorda comigo ?
     Fazer trilhas é um exercício ótimo para aumentar o poder intelectual, diz pesquisadores franceses, segundo eles, as caminhadas aumenta a criatividade em adultos e atenua em crianças a chamada TDAH (déficit de atenção e hiperatividade)
     As caminhadas na natureza reduzem também pensamentos negativos e a compulsão alimentar. Esta provado cientificamente que caminhar aumenta nosso sentimento de bem-estar  e felicidade.
     Visite lugares onde você possa acampar, andar com os pés na grama, ver as estrelas, sentir o aroma do mato e escutar os ruídos da noite, tudo isto com certeza vai te fazer um bem danado.
     Um abraço ( de campista )





  ANTONIO D’LEAO (Escritor- A lenda de um leão urbano).

Postar um comentário

 
Top